SEO ou Google Ads?

Você sabia que 81% dos usuários do Google pesquisam no buscador antes de comprar produtos ou serviços de alto valor para eles? Ou seja, para realizar grandes transações online consultam a SERP primeiro. 

Por esse motivo cada vez mais empresas, em todo o mundo, estão investindo em estratégias no digital para trazer os possíveis clientes para seus sites ou lojas virtuais com o intuito de aumentar as vendas online. Dessa forma o budget para Search Engine Marketing(SEM) se tornou indispensável para o crescimento da receita de e-commerces e empresas dos mais variados segmentos.
E como SEO e Google Ads são diferentes estratégias de SEM, os profissionais de Marketing e gestores de e-commerce (e empresas em geral) começaram a procurar entender o que é cada um e suas principais diferenças de atuação para saber se vale a pena investir nos dois. Ou se é melhor priorizar algum.
Quer descobrir as principais diferenças entre SEO e o Google Ads? Então confere este post de feito por agência especializada em SEO(nós). Mas, adianto que o primeiro traz resultados via busca orgânica (sem custo direto) enquanto o segundo é mídia paga no Google (você paga por clique ou impressão). Mas, continue lendo para entender mais a fundo…

O que é Search Engine Optimization (SEO)

Mais conhecido como SEO, a otimização de sites para mecanismos de buscaé um conjunto de estratégias e táticas que tem como objetivo mais famoso fazer as páginas conquistarem melhores posições na busca orgânica do Google e/ou outros buscadores.
Porém, Search Engine Optimizationnão se resume a isso. Já que ajuda a identificar oportunidades para o negócio, fortalece a marca e ainda torna mais fácil vender online. Só para citar alguns benefícios de investir em um projeto de SEO.

4 pilares de SEO 

  1. Tecnologia:otimizações onpagefocadas em melhorar a parte técnica do site, arquitetura da informação, entre outras ações. Ou seja, esse pilar envolve qualquer tipo de barreira tecnológica que possa gerar dificuldade na leitura e interpretação do código pelos bots ou dificultar conversões no seu site ou loja virtual como, por exemplo, a lentidão no carregamento.
  2. Usabilidade: essa é a área que foca na melhor experiência do usuário na navegação do site. Nela, são tratadas questões como arquitetura, abertura de página e design.
  3. Conteúdo: o Google vem aprimorando seus algoritmos para oferecer a melhor experiência de usuário na entrega de conteúdos. O BERT, por exemplo, permite interpretar quase perfeitamente linguagem natural. Ou seja, é um grande exemplo da importância desse pilar. Sem contar que conteúdo otimizado é estratégico porque ajuda nas conversões e no ranqueamento.
  4. Autoridade: é o pilar relacionado à conquista de links de qualidade, não apenas para aumentar o referral traffic,mas principalmente para crescer a autoridade da sua marca em pesquisas para determinadas palavras-chave e termos que os usuários que interessam ao seu negócio fazem. E nesse quesito, as estratégias de Link Buildingsão fundamentais.

Principais objetivos de SEO

  • Conquistar as primeiras posições da busca orgânica
  • Qualificar o tráfego
  • Awareness
  • Aumentar conversões
  • Crescer a base de leads
  • Alavancar vendas ao longo prazo
  • Resultados duradouros

 O que é Google Ads

Chamado por muitos, até hoje, de Google AdWords que é seu antigo nome,  Google Ads nada mais é que a plataforma do maior buscador do mundo para a criação de campanhas de anúncios online.
Ou seja, é tudo aquilo que você encontra acima da página de resultado da busca orgânica do Google ( no topo da SERP) destacado como anúncio. Mas, existem outros tipos de link patrocinados que você pode criar e gerenciar pela plataforma:
  • Rede de pesquisa: todos as publicidades online que aparecem no início e no fim da SERP. A campanha é configurada para aparecer apenas para quem digita determinada keyword ou termo. E ao clicar no anúncio, o internauta vai direto para a loja virtual e há cobrança para a marca.
  • Rede Display:sabe aqueles links patrocinados que são exibidos em blogs ou sites de notícia. Eles são alguns exemplos das mídias pagas que fazem parte das campanhas display do Google Ads que inclui ainda banners, anúncios em e-mail e textos, etc. Hoje em dia essa rede atinge aproximadamente 90% do usuários do maior buscador do mundo.
Anúncio de vídeo: o Google Ads tem uma modalidade para exibição de propagandas em streaming no YouTube (que reúne cerca de 2 bilhões de pessoas). Além disso, você também pode configurar anúncios em vídeo para ficarem disponíveis em toda rede display.
Anúncio  no Google Shopping: é a modalidade de campanha voltada para e-commerces e negócios locais. Isso porque você disponibiliza o inventário de produtos ou serviços por lá.
  • Anúncio para App: voltado para a divulgação de aplicativos pagos no Google Play. E também no Google Search, rede display e Youtube. Ou seja, é um tipo de anúncio configurado automaticamente pelo próprio Google Ads que é universal.

Principais objetivos de Google Ads

  • Anunciar o produto ou serviço para quem pesquisa determinadas palavras-chave ou termos no Google
  • Aumentar o tráfego pago
  • Direcionar a pessoa que pesquisa do Google Search para para uma loja virtual ou site para comprar imediatamente o produto ou serviço
  • Alavancar vendas online ao curto prazo
  • Resultados imediatos (mas, que são efêmeros)

Diferenças entre SEO e Google Ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *