Na web você poderá anunciar em vídeos, textos e imagens em uma infinidade de canais. É uma das mais eficientes maneiras de alcançar seu público, e com isso mais clientes, alavancando suas vendas.

Só em 2018, a publicidade na internet abocanhou uma fatia de 17,1% do total de investimentos realizados por veículos de comunicação e agências de propaganda no Brasil.

Só não ganhou da TV aberta (58,3%), conhecida pelo alto custo de cada anúncio, principalmente nos horários de pico. Os dados são de um levantamento do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp).

Guia de Marketing Digital para Pequenas Empresas

O que é publicidade na internet?

Publicidade na internet é uma estratégia usada para influenciar a compra de produtos ou a contratação de serviços através de anúncios na internet. Uma tática que ajuda tanto na construção de marcas quanto na divulgação de produtos e fidelização de clientes.

Entre as diversas formas de publicidade e propaganda existentes hoje em dia, fazer anúncios na internet é bem mais barato do que em meios de comunicação tradicionais, como rádio e TV.

O retorno sobre o investimento (ROI) também é maior, já que a publicidade na internet permite alcançar um público mais delimitado dentro de tempo e custo menores.

Apenas para que fique mais fácil entender o motivo: por mais que existam diversos tipos de publicidade online, a maioria deles oferece um poderoso recurso para alcançar as pessoas certas.

No marketing digital, chamamos isso de segmentação, o que torna as ações mais efetivas, sendo uma característica importante para aumentar as conversões.

10 tipos de publicidade online

ilustração sobre publicidade online

Não existe apenas uma maneira de anunciar na internet, mas vários tipos de publicidade online.

Como cada um deles tem suas particularidades.

Então, nada melhor do que conhecer as possibilidades à sua disposição, não é mesmo?

Acompanhe!

1. Banner

Entre os primeiros tipos de publicidade online da história da internet, os banners consistem, basicamente, em anúncios localizados em áreas estratégias de páginas na web.

Assim que os usuários clicam nessas peças, são automaticamente redirecionados à página de destino para a qual elas correspondem.

2. Blog

Por mais que seja possível fazer a veiculação de publicidade na internet em blogs há bastante tempo, existem modalidades relativamente novas de anúncios nesses canais.

O que ressalto aqui é o branded content, que também é conhecido como conteúdo de marca.

Esse ém tipo de publicidade online mais editorial, camuflado por trás de um conteúdo relevante para o leitor.

Você pode estar se perguntando se optar por esse tipo de publicidade online é injusto com as pessoas que frequentam o blog da sua empresa, mas bem, não vejo dessa forma.

Na verdade, o branded content sempre traz uma experiência, história ou reflexão.

Isto é, agrega valor por meio de conteúdos que podem ajudar esse usuário a se informar, tirar suas dúvidas ou resolver seus problemas.

Fazer branded content é uma forma bastante inteligente de tornar sua marca conhecida e gerar tráfego qualificado.

3. E-mail marketing

ilustração sob imagem relacionado com email marketinfg

Por mais que muita gente revire os olhos ao ouvir falar de e-mail marketing, continua sendo uma estratégia de marketing digital para lá de eficiente.

Não tem a ver com aqueles e-mails irritantes e intrusivos que você não perde tempo ao mandar para a pasta Spam, mas em anúncios e promoções camufladas.

Como? Com mensagens amigáveis e personalizadas, te chamando pelo nome.

É como uma propaganda agradável e permissiva, que funciona ainda melhor se estiver integrada a uma estratégia de marketing digital robusta.

4. Links patrocinados

Outros tipos de publicidade online que você provavelmente se depara todos os dias, mesmo que ainda não tenha se dado conta, são os links patrocinados.

Espécies de anúncios de texto simples que são destacados entre os resultados de busca de mecanismos como o Google.

Com o objetivo de gerar um maior número de conversões, podem ser segmentados para o público de interesse e rodar pelo tempo que desejar.

Tudo o que precisa, no entanto, é de dinheiro e de conhecimento sobre essa modalidade de publicidade na internet.

A vantagem é que como ficam posicionados no resultados de buscas, oferecem um melhor posicionamento para qualquer site.

Você só paga pelos cliques dos usuários no anúncio ou, então, por mil impressões obtidas.

5. Mobile advertising

Considerando que passamos mais tempo conectados ao smartphone do que em qualquer no computador, o mobile advertising é pensado especificamente para ser visualizado em smartphone.

Pode ser criado tanto em banners responsivos como em anúncios no Google Ads (plataforma de anúncios do Google) ou em redes sociais.

6. Pop-ups

A janela pop-up abre enquanto você está navegando em um site e, embora seja um dos tipos mais irritantes de publicidade na internet, pode ser eficaz em alguns casos.

Um exemplo de quando é aconselhável? Ao configurar um pop-up para convidar o usuário a se cadastrar para receber newsletters da sua empresa.

Outro? Para oferecer um cupom de desconto quando ele pensar em sair da página (sim, é possível fazer isso ao analisar o rastro que ele deixa dentro do site).

7. Redes sociais

Hoje, os consumidores passam tanto tempo dentro das redes sociais que não faria sentido para seus desenvolvedores não pensar em meios de “monetizar” isso.

Então, a grande maioria delas oferecem gerenciadores de anúncios, a exemplo do Facebook.

Pode ser uma boa ideia principalmente se quer aumentar presença nesses canais, se tornar conhecido e gerar tráfego para seu site.

8. Remarketing

Apesar de não ser uma ferramenta e sim um recurso para criar publicidade na internet, o remarketing torna a experiência do usuário que chega até sua marca ainda mais personalizada.

Isso porque permite a criação de anúncios para usuários que já visitaram seu site e não fizeram nenhuma conversão.

É como uma segunda chance de conquistar o coração dessas pessoas.

9. SEO

Assim como o remarketing, o SEO (otimização para mecanismos de busca) é um recurso que ajuda a promover a publicidade na internet.

Não se trata de um anúncio, mas de técnicas e estratégias para posicionar melhor qualquer site nos resultados dos buscadores.

Uma forma bem mais barata de divulgar produtos ou serviços, além de aumentar o destaque em relação aos concorrentes e aumentar o tráfego e as conversões.

10. Video advertising

Conquistando a preferência dos consumidores a passos largos, o video advertising é a publicidade em vídeo.

Pode ser veiculada tanto antes ou durante vídeos postados no YouTube quanto em redes sociais específicas para esse tipo de conteúdo, como Vimeo e Vine.

Como fazer publicidade na internet?

pratica da publicidade na internet

Para ajudar você a entender como funciona a publicidade na internet, preparei um passo a passo sobre o que precisa ser definido, criado e configurado para isso.

Fique de olho nas dicas!

Defina o objetivo

Para saber como fazer publicidade na internet, o primeiro passo é ter um objetivo em mente.

Basta responder à pergunta: quais resultados você espera conseguir com a publicidade online?

Pode ser, por exemplo, aumentar o tráfego para o site do seu negócio, receber mais ligações, melhorar a imagem no mercado ou incrementar as vendas.

Persiga esse objetivo para criar seus anúncios.

Defina o orçamento

Para não gastar demais, nem de menos, o próximo passo é definir seu budget, levando em consideração, claro, a capacidade financeira da empresa.

Neste momento, é importante lembrar que é o valor investido na campanha que determina a facilidade que você vai ter para alcançar o público que deseja.

Defina o público

Por mais que você faça os melhores anúncios na internet em termos de criatividade e ousadia, eles de nada valerão se forem exibidos para as pessoas erradas.

Então, não deixe de pesquisar bem o mercado para definir seu público-alvo e também a segmentação de cada campanha.

É preciso chegar às pessoas certas, nos canais onde elas estão e com a mensagem que melhor combine com elas.

Crie os elementos visuais e de texto

Se a pressa é inimiga da perfeição e é a primeira impressão que fica, o que recomendo é que reserve tempo suficiente para planejar seu anúncio.

O que você precisa é ter certeza de que está criando a melhor peça.

Além de escolher as palavras certas, evitar erros e levar em consideração a segmentação para a qual se destina, pense sobre elementos visuais e chamadas para ação.

Devem ser atraentes e objetivos para aumentar as chances de conversões.

Configure sua campanha

Depois de ter sua publicidade na internet em mãos, basta colocá-la no ar.

Isto é, fazer a configuração necessária para que rode pelo tempo que precisa, dentro do orçamento que você tem e que seja exibida para o público que precisa.

Mensure os resultados

Por último, mas não menos importante, vem a etapa de mensuração de resultados de publicidade digital.

Sim, me refiro àquela análise detalhada sobre o desempenho dos anúncios para entender o que funciona e o que pode ser melhorado.

Tenha sempre em mente métricas específicas para isso.

Vantagens da publicidade na internet

vantagens relacionada a publicidade e venda na internet

Tem dúvida sobre até que ponto a publicidade na internet é mais vantajosa que a tradicional?

É claro que cada caso é único, mas vou te explicar agora as principais razões para você apostar nessa estratégia.

Alcance

Segundo um estudo realizado pelo Hootsuite em parceria com a empresa We Are Social, em 2019, há 4,19 bilhões de usuários de internet no mundo.

Em outras palavras, isso quer dizer que mais da metade da população mundial já está conectada.

Um ambiente de massa propício para que as empresas possam fazer publicidade e alcançar muitas pessoas.

Precisão

Mais precisa que a tradicional, a publicidade na internet oferece como diferencial a oportunidade de chegar a pessoas que realmente se interessam e se identificam com a marca.

O que é possível com a segmentação de anúncios, aumentando suas chances de conversão.

É diferente de veicular uma propaganda em rádio ou tv, por exemplo, atingindo um grande número de pessoas que, talvez, não tenha o menor interesse na sua oferta.

Mensuração dos resultados

Mensuráveis em tempo real, os resultados de campanhas online podem ser analisados tanto em relação a cliques quanto compras geradas, origem de usuários, entre outras métricas.

E tudo isso gera oportunidades de ajustes na estratégia para otimização.

Esse é outro ponto muito diferente da publicidade tradicional, que não é tão fácil de ser medida.

Redução de custos

Além de custar menos que a publicidade tradicional, a publicidade digital é acessível a qualquer pessoa.

Não existe um valor mínimo para começar a veiculação de anúncios na internet.

Isso sem falar que você não precisa gastar nenhum centavo a mais do que o previsto no seu orçamento.

Como trabalhar com publicidade na internet

dicas para o profissional de publicidade na internet

Tem interesse em seguir carreira na área de publicidade na internet?

Se for esse o seu caso, tenho algumas dicas práticas e rápidas para guiar você por essa jornada.

Acompanhe!

  • Se dedique a estudar e a entender as particularidades da publicidade digital para acompanhar novas ferramentas e tendências que venham a surgir (isso acontece em velocidade espantosa, acredite)
  • Comece a pesquisar sobre gerenciadores de anúncios como o Google Ads e faça seu cadastro em diferentes plataformas para investigar como funcionam
  • Pense fora da caixa para criar anúncios criativos e inovadores, mas jamais se esqueça de atender às necessidades do público-alvo (foco total no cliente)
  • Não pense só em vender, mas em oferecer experiências diferenciadas ao consumidor (leia meu artigo sobre customer experience).

Como vender publicidade na internet

venda de publicidade na internet

Se você já tem um blog, site ou canal em uma rede social com um público fiel e segmentado, por que não vender publicidade na internet?

Ao unir o útil ao agradável, é possível ganhar dinheiro vendendo anúncios publicitários nesses espaços.

Para começar, não deixe de criar uma conta no programa de afiliados do Google: Google AdSense.

Com ele, você recebe parte do valor pago pelo anunciante ao maior buscador da internet.

Mas, claro, existem várias outras formas possíveis, como oferecer para as marcas anúncios nesses canais.

Cabe a você escolher o que melhor se encaixa às suas necessidades e possibilidades atuais.

Conclusão

Percebeu como a publicidade na internet oferece uma série de caminhos interessantes para divulgar negócios, aumentar as vendas e até ganhar dinheiro?

Com acessibilidade, facilidade e precisão de sobra, esse é um campo fértil para alavancar e fortalecer qualquer empresa no mercado.

Gostou deste post sobre publicidade na internet?

Então, me conte nos comentários se já está trabalhando com essa estratégia online dentro do seu plano de marketing digital e quais suas expectativas.

Share
This

Post a comment